CORONAVIRUS

Nas últimas semanas a mídia vem noticiando de modo veemente uma epidemia causada por um vírus respiratório com origem na China, o Coronavírus. Vários agentes infecciosos como vírus, bactérias e fungos podem causar quadros pulmonares. Diferentes tipos de vírus podem causar quadros respiratório como influenza, parainfluenza, coronavírus, vírus sincicial respiratório, rinovírus entre outros. O quadro clínico é semelhante e somente exames laboratoriais com detecção de material genético do vírus consegue distingui-los adequadamente. Os vírus são agentes que podem sofrer mudanças em sua conformação genética e com isso se tornarem diferentes com potencial de causar epidemias e infecção em muitas pessoas. 

O coronavírus é um vírus que afeta o ser humano e animais. Eventualmente, tipos de coronavírus que infectam animais podem infectar o ser humano. No final de 2019, foram descritos casos de pneumonia em uma cidade da China causada por um novo coronavírus (2019-nCOV). Estas pessoas infectadas tiveram contato com um grande mercado de frutos do mar e animais, sugerindo que o contato com estes é que deu início ao surto. Outros países como Tailândia, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão E França reportaram casos desta infecção em pessoas que estiveram na cidade chinesa onde o vírus apareceu. 

A Organização Mundial de Saúde está monitorando o caso com apoio de vários países. O Ministério da Saúde do Brasil já implantou ações de vigilância em portos, aeroportos e fronteiras. Como vivemos em um mundo globalizado, com redes de transporte aéreo para todo o planeta, é importante que as autoridades fiquem atentas a disseminação do novo vírus.

Até o momento devemos proceder como já procedemos no caso de outras infecções respiratórias: evitar contato com pessoas doentes, lavar as mãos e procurar assistência médica no caso de quadro respiratório (febre, tosse e falta de ar), além de tomar a vacina de infuenza no período que antecede o inverno. 

Melissa Bianchetti Valentini | Médica Infectologista CRM-MG 34.182

Laboratório Carlos Clemente